Reajuste da tabela do IRPF poderá gerar elevação de tributos
O ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou que o governo terá que elevar tributos ou fazer novos cortes de despesas para compensar o reajuste de 4,5% na tabela do Imposto de Renda. Pelo cálculos do ministro, o governo deixará de arrecadar mais de R$ 1,5 bilhão com a medida.
“Nós vamos reajustar a tabela, mas temos que fazer os cálculos. Provavelmente, a renúncia fiscal será de aproximadamente R$ 1,6 bilhão e temos que achar um fonte para essa nova despesa. Então, ou a gente faz um ajuste em algum tributo ou fazemos nova redução de despesa”, disse Mantega, em entrevista coletiva para comentar a expansão do Produto Interno Produto (PIB) em 2010.
Mantega enfatizou que, independentemente do reajuste da tabela, o governo não irá abrir mão do corte de R$ 50 bilhões nas despesas.
Fonte: Agência Brasil
| Selic | Mai | 1,07% |
| IGP-DI | Mai | 0,87% |
| IGP-M | Mai | 0,84% |
| INCC | Mai | 0,88% |
| INPC | Mai | 0,65% |
| IPCA | Mai | 0,58% |
| Dolar C | 22/06 | R$5,1389 |
| Dolar V | 22/06 | R$5,1395 |
| Euro C | 22/06 | R$5,8743 |
| Euro V | 22/06 | R$5,876 |
| TR | 19/06 | 0,1699% |
| Dep. até 3-5-12 |
22/06 | 0,6698% |
| Dep. após 3-5-12 | 22/06 | 0,6698% |